terça-feira, 11 de junho de 2013

Aula - Metodologias

E. E. Antonio Pinto Pereira - 1º Ano E. M. - Biologia
Prof.ª Ana Paula Ferreira Leal

Metodologias

Antes de realizar o experimento, leia com atenção todo o procedimento e as palavras já estudadas.
MATERIAIS E METODOS
O experimento deverá ser realizado pelo grupo inteiro, pois no dia da entrega serão realizadas perguntas para os integrantes.
Primeiramente separe os materiais que irão precisar.
v  4 ovos de codorna;
v  3 ou 4 Recipientes de vidro ou plástico transparente e copos de vidro;
v  Açúcar;
v  Água filtrada;
v  Vinagre branco (de vinho ou de arroz);
v  Etiquetas para identificação dos recipientes;
v  Caderno e lápis para anotações;
1.      Colocar os ovos de codorna em recipientes com vinagre (ácido acético) para desprender a casca (coloar até cobrir o ovo). Cada recipiente com apenas um ovo. Analisar e anotar o que acontece durante 24 horas. Se necessário trocar a solução vinagre (repare nas bolhas que aparecem assim que a casca vai se desprendendo).
2.      Após retirar totalmente a casca dos ovos, retirá-los com muito cuidado para não romper a membrana, e lavar em água corrente. Esses ovos serão colocados em 2 diferentes soluções (prepará-las antes).
3.      1° Solução: Em um recipiente ou copo de vidro colocar água filtrada (até um pouco mais que a metade do recipiente) e adicionar o máximo açúcar até que a solução fique bem saturada de soluto ( 5 ou 6 colheres ).
4.      2º Solução: Colocar o ovo de codorna somente na água filtrada.
5.      Deixar um ovo sem casca e sem solução para comparar com os ovos mergulhados em diferentes soluções. Coloque-o em um recipiente vazio.
6.      Todo o experimento, nas 2 soluções, devem ser observados por pelo menos um dia. Não deixe de fazer o experimento do jeito que segue a metodologia, caso contrário seu trabalho não apresentará os devidos resultados.
Anote tudo que está ocorrendo em seu experimento, pois será seu resultado.

BOA SORTE E BOM TRABALHO!!!

LEMBRETE: O trabalho deverá conter introdução falando sobre membrana plasmática e os transportes de íons ou moléculas. Metodologia (escrita por vocês), resultados explicando o que vocês analisaram durante o trabalho e o porquê aconteceu o observado (exlique). Conclusão do trabalho.
Não cometa o plágio, isto é crime. Plágio é a cópia idêntica do trabalho ou ideias alheia.

Nenhum comentário: