sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aula - Mato Grosso do Sul - Parte 2

E. E. Antonio Pinto Pereira - 7º Ano E. F. - Geografia
Prof. Lino Maragno

Mato Grosso do Sul - Parte 2

A população é composta por imigrantes nacionais e internacionais, que vieram principalmente dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo; e de países como Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Síria e Líbano. Esse fato contribui para o povoamento, além de estabelecer, em um mesmo território, uma pluralidade cultural.
No Mato Grosso do Sul existe uma grande concentração de pessoas pardas, em razão da junção de ameríndios, imigrantes paraguaios e índios guaranis.
A composição étnica da população de Mato Grosso do Sul é aseguinte:

Brancos–51,1%
Negros–5,3%
Pardos–41,8%
Amarelos ou indígenas – 1,7%

A cultura inclui a linguagem, as crenças, os costumes, as cerimônias, a conduta, a arte, a culinária, a moda, o folclore, os gestos e o modo de vida de determinado número de pessoas em um período. O local onde se situa, o meio ambiente, a economia e o que cerca um povo influência o seu modo de vida. A cultura local é uma mistura de várias contribuições das migrações ocorridas em seu território:
·         Pratos típicos: Arroz boliviano, CaribeuChipa, Farofa de banana, Farofa de carne, Furrundu, Pacu assado, PucheroQuibebe de mamão, Sopa paraguaiaSaltenhaQuebra-tortoArroz carreteiroMacarrão boiadeiro
·         Bebidas típicas: Caldo de piranha, Licor de pequi, Sorvete de bocaiuva, geladinho e Tereré.
·         Símbolos: Viola-de-cochoTrem do Pantanal
·         Música: GuarâniaChamaméCururuSiririVanerão
poder político em Mato Grosso do Sul é representado pelo governador, vice-governador e secretários estaduais. Para o governador criar alguma lei, é preciso a aprovação do Poder Legislativo, sendo este composto pela Assembleia Legislativa (AL) que possui 24 deputados estaduais. A sede do governo do estado fica dentro do Parque dos Poderes, em Campo Grande (capital).          A principal área econômica do estado do Mato Grosso do Sul é a do planalto da Bacia do Paraná, com seus solos florestais e de terra roxa. Nessa região, os meios de transporte são mais eficientes e os mercados consumidores da região Sudeste estão mais próximos.
Sua economia está baseada na produção rural (animal, vegetal, extrativa vegetal e indústria rural), indústria, extração mineral, turismo e prestação de serviços. O estado possui um dos maiores rebanhos bovinos do país. Além da vocação agropecuária, a infra-estrutura econômica existente e a localização geográfica permitem ao estado exercer o papel de centro de redistribuição de produtos oriundos dos grandes centros consumidores para o restante da região Centro-Oeste e a região Norte do Brasil.
No estado, 44,77% da população residente compõe a população economicamente ativa. Quanto ao rendimento médio das pessoas de dez anos ou mais (1 366 871 habitantes), 55,85% (763 293 habitantes) têm, como renda média mensal, até um salário-mínimo.      
A maior economia do estado é Campo Grande,  seguido de DouradosCorumbá e Três Lagoas. 
Com forte tradição agropecuária, Mato Grosso do Sul é um dos estados de maior crescimento econômico. Porém,  
um dos setores que está em franco crescimento é o industrial pelos incentivos fiscais, que se tornam mais abrangentes a partir de 1997, com a aprovação de uma lei autorizando as empresas a pagar apenas 25% do ICMS por prazos de até dez anos. Esse benefício atrai as indústrias de transformação, como as de carne, soja e ração, que migram para o estado para reduzir despesas com fretes na compra da matéria-prima. Outro setor de grande crescimento é o de serviços.

Nenhum comentário: