sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aula - Semana de Arte Moderna

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Literatura
Prof.ª Fabiana Ayala

Semana de Arte Moderna


A respeito do movimento modernista, os críticos e os estudiosos entram em sintonia: a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em São Paulo, representou um marco, verdadeiro ponto de inflexão no modo de ver o Brasil.
Não só de ver como de escrever sobre o Brasil. Em geral, os artistas e intelectuais de 1922 queriam arejar o quadro mental da nossa "intelligentsia", queria pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada. Enfim, queriam eliminar o mofo passadista da vida intelectual brasileira.
Do ponto de vista artístico, o objetivo fundamental da Semana foi acertar os ponteiros da nossa literatura com a modernidade contemporânea.
Para isso, era necessário entrar em contato com as técnicas literárias e visões de mundo do futurismo, do dadaísmo, do expressionismo e do surrealismo, que formavam, na mesma época, a vanguarda européia. Desse ângulo, o modernismo é expressão da modernização operada no Brasil a partir da década de 20, que começava a dar sinais de mudança  de uma economia agroexportadora para uma economia industrial.
A Semana trouxe a inovação e a valorização de trabalhos produzidos por brasileiros. Havia um cartaz interessante da Semana de Arte Moderna. Nele estavam escritos algumas sátiras contra os grandes artistas da época, uma vez que o Brasil ainda não era totalmente brasileiro. A influência dos países estrangeiros era muito presente ainda.
Portanto, a Semana foi para o Brasil um marco histórico muito importante. A arte brasileira começou a granhar espaço, criam-se novas formas e modelos de se fazer arte. A cultura européia começou a ser deixada de lado abrindo espaço para uma brasilidade - pelo menos essa era uma das intenções. Essa manifestação cultural pode ser considerada a segunda independência do Brasil. Só que dessa vez, artística.
Folha de São Paulo
Semana de Arte Moderna

Nenhum comentário: