quarta-feira, 22 de maio de 2013

Aula - Bullying no Esporte

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º e 4º Ano E. F. - Educação Física
Prof. Ronan Dias Garcia

Bullying no Esporte

O bulluying é um fenômeno tão antigo quanto a escola, caracterizado pela agressão constante e intencional sem motivação aparente, causando sofrimento a outra pessoa.
Em nosso país, o bullying ainda não é encarado com a seriedade que necessita. De acordo com a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção a Infância e a Adolescência (ABRAPIA), 40,5% dos alunos estiveram envolvidos no abuso entre os anos de 2000 e 2004. Na maioria dos casos os pais agem como cúmplices de seus filhos, dando mau exemplo em casa.
O esporte nas escolas tem papel de ensinar às crianças habilidades sociais e motoras relevantes. Algumas não têm o perfil atlético para realizarem atividades esportivas na escola. Atualmente, se discute como são afetadas as crianças que não se encontram no padrão.
São definidos cada uma dessas modalidades de agressão:
1 - Abuso é definido como padrão de mau trato físico, sexual, emocional ou negligência por uma pessoa na posição de cuidadora resultando em atual ou potencial dano para o atleta.
2 - Perseguição é definida como ato único ou múltiplo de comportamento indesejado ou coercivo por alguém em posição de autoridade sobre o atleta que pode ser potencialmente lesivo. A perserguição é caracterizada por abuso de poder.
3 - Bullying é definidocomo padrão de comportamente entre os atletas que incluem agressões físicas, verbais ou psicológicas potencialmente lesivos. O bullying é baseado no desequilíbrio de poder entre atletas e incluem ausência de provocação.
As aulas de educação física também são momentos em que muitos agressores expressam seus comportamentos desviados, muitas vezes por motivos banais, como por exemplo, torcida oposta de times, alimentada pela violência nos estádios e disseminada para outras áreas, como escola.
A educação física deve ser uma disciplina curricular de enriquecimento cultural e social com fundamentos na cidadania e socialização de valores morais e éticos buscando uma melhor qualidade de vida e não focalizando apenas em valores estéticos, e por isso o docente de educação física cabe saber identificar, distinguir e diagnosticar o fenômeno bullying, para promover as estratégias de intervenção e prevenção, pois cada escola tem uma realidade diferente e cada aluno tem uma personalidade distinta, buscando sempre soluções não apenas para o agredido, mas também para o agressor, pois este precisa de atenção tanto quando o outro.
BlogSportsmedicine
GloboEducação
ProfessorMauroViana

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