terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aula - Importância do tema: Trânsito

E. E. Antonio Pinto Pereira - Temas Transversais
Prof. Rafael M Matos

Importância do tema: Trânsito


De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2005), 1 milhão de crianças entre 0 e 14 anos morrem em decorrência de acidentes todos os anos ao redor do mundo e cerca de 50 milhões ficam com sequelas permanentes.
No Brasil, os acidentes representam a principal causa de morte de crianças entre 0 e 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas anualmente no país, representando R$ 63 milhões gastos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Estudo de Mortalidade e Hospitalização por Acidentes com Crianças até 14 anos, coordenado pela ONG Criança Segura, divulgado em 2007, revela que dentre os acidentes com crianças até 14 anos, o trânsito é responsável por 40% das mortes, como pode ser observado no quadro a seguir:


Importante salientar que das 2.364 crianças mortas em acidentes de trânsito em 2005, 1.109 eram pedestres, vítimas de atropelamentos.
Os números relativos a 2005, expressos acima, denunciam a morte de, aproximadamente, 7 crianças por dia em acidentes de trânsito no Brasil, excluindo aquelas hospitalizadas e com sequelas temporárias ou permanentes.
Estudo recente realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) também aponta para a preocupante realidade dos acidentes de trânsito envolvendo crianças. Entre 2000 e 2007, considerando os acidentes  nos quais houve identificação da idade das vítimas, 187.600 mil crianças, de 0a 12 anos, sofreram acidentes de trânsito, sendo que 8.029 morreram.
Os números apresentados demonstram urgência da adoção de medidas, sobretudo educacionais, capazes de reverter esta situação que, conforme o Ministério da Saúde, pode ser configurada como uma séria questão de saúde pública.
Diante disso, a inclusão do trânsito como tema transversal às áreas curriculares torna-se imprescindível, pois o trabalho permanente nas escolas provocará, indubitavelmente, mudanças de atitudes que contribuirão para garantir a segurança das crianças no espaço público.
Retirado Diretrizes nacionais da educação para o trânsito no ensino fundamental/Texto de Juciara Rodrigues; Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito, Conselho Nacional de Trânsito - Brasília: 2009, p.9-10.

Nenhum comentário: