quarta-feira, 20 de março de 2013

Aula - Detectores eletrostáticos

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Física
Prof. Thiago Borges

Detectores eletrostáticos

Só é possóvel perceber se um corpo está carregado eletricamente utilizando-se algum dispositivo sensível à presença da eletrecidade. Esses dispositivos podem ser chamados de detectores eletrostáticos, porque apenas detectam se o corpo está ou não eletrizado. São eletrostáticos porque detectam a presença de portadores de cargas elétricas estáticas em repouso no corpo. Como as máquinas eletrostáticas, esses dispositivos atualmente só têm aplicação e interesse didáticos.
O mais simples deles é o pêndulo eletrostático. Trata-se de um corpo leve: uma pequena esfera, por exemplo, suspensa por um fio fino e isolante. Se a esfera estiver neutra, será atraída por qualquer cor´po eletrizado que dela se aproximar. Isso ocorre porque a presença do corpo eletrizado polariza eletricamente a esfera. O corpo e o ladoi da esfera voltado para ele têm cargas elétricas opostas, por isso a esfera é atraída, por isso a esfera é atraída.

Outro dispositivo detector é o eletroscópio. Existem diversos tipos de eletroscópio - os dois mais comuns estão representados nas fotos a seguir. O eletroscópio apresenta duas vantagens em relação ao pêndulo eletrostático. A primeira é permitir a avaliação qualitativa da carga nele contida pela deflexão das lâminas. A segunda é que um eletroscópio isolado, com as lâminas abaixadas, está com certeza eletricamente neutro.
Gaspar, Alberto. Compreendendo a Física 3. São Paulo: Ática, 2010.
eFisica-USP
Eletroscópios criados por alunos do 3º Ano APP.


Nenhum comentário: