quarta-feira, 20 de março de 2013

Aula - Rússia: contexto natural e sócio-econômico-político atual

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Geografia
Prof. Lino Maragno

Rússia: contexto natural e sócio-econômico-político atual

Os Sistemas Socioeconômicos
Encontram-se dentro do sistema socioeconômico, dois diferentes sistemas, conhecidos como capitalismos e socialismos. 
Capitalismo: se destaca por ter como ideal uma sociedade dividida por classes sociais, visando o lucro das realizações econômicas internas como seu maior objetivo, baseado no sacrifício do trabalho de todos para o enriquecimento de uma minoria. 
Socialismo: Se diferencia, por querer uma sociedade igualitária para todos onde não se constitui qualquer tipo de instituição totalmente privada, sendo assim uma utopia igualitária.
Capitalismo
Foi na Europa, por volta do século XV que o capitalismo começou a aparecer com mais força. O comércio internacional cresceu e fortaleceu o sistema capitalista, na qual dividiu a sociedade em classes: de um lado a burguesia mercantil, que conservava o poder e o capital, junto com a aliança com os reis; e de outro lado o proletariado, o qual não tinha acesso ao capital e nem aos meios de produção, e tinham que prestar serviços manuais para receberem em troca uma remuneração.
Como a crise do sistema feudal o sistema capitalista se aproximava cada vez mais.
Os burgueses eram ex-servos que viviam nos campos e passaram a fazer parte da vida nas cidades e do mercado. Nesse momento a burguesia queria se desvincular do clero o que acorria em toda a Europa ocidental, pois os burgueses estavam cada vez mais independentes e com o comércio crescendo cada vez mais.
Uma das primeiras Monarquias Nacionais foi Portugal, sendo esse o termo usado na crise do feudalismo quando quem passou a deter mais poder foram os reis. Essa situação beneficiou o rei e a burguesia, que entendeu o estado Nacional como forma de crescimento e desenvolvimento.
Com a revolução Industrial, inicia-se um processo contínuo de produção coletiva em massa, geração de lucro e acúmulo de capital. Assim, os lucros começaram a proceder da produção de mercadorias e não mais do comércio. Isso gerou uma enorme disputa entre pelas regiões que tinham condições favoráveis, como locais de investimentos seguros, áreas fornecedoras de matéria-prima, mercados compradores. E com isso as grandes potências da época brigavam pelo domínio político e econômico do mundo, e conforme seus interesses próprios lutavam pela divisão dos territórios africanos e asiáticos.
Essa disputa resultou no imperialismo expresso pelo domínio econômico de uma nação sobre a outra, tentando conservar o fornecimento de matéria-prima e os mercados consumidores, resultando na hierarquização das nações, no militarismo, nacionalismo e racismo.
Com o surgimento de várias empresas, pelo fato da centralização de capitais, o capitalismo entrou em sua fase monopolista e financeira. Isso ocorreu no fim do século XIX e no meio do século XX, porém o capitalismo só se firmou após a Primeira guerra Mundial, pois foi ai que as empresas obtiveram mais poder.
Características do capitalismo
• Trabalho assalariado
• Lucro como objetivo
• Existência de classes sociais: proletariado e burguesia
Socialismo e comunismo
Em torno do século XIX, nasce o Socialismo e o Comunismo em conjunto com o capitalismo industrial partindo da teorização de seu desenvolvimento econômico.
Segundo Karl Marx, a finalização do processo revolucionário socialista seria somente com o fim de diferentes classes econômicas, igualdade para todos, consentindo a amplitude de qualidade do homem.
No entanto desde o começo todos os movimento. socialistas apresentaram discordâncias e repartições que culminaram, com o fim da primeira guerra mundial, e com a chegada de dois diferentes grupos: 

Bolcheviques – Era um partido internacional comunista e tinha como seguidores (Lênin e Stalin), e para se aliar ao partido eram escolhidas as pessoas que tinham determinação e participavam de suas causas sendo ativistas e revolucionárias. Tinha como principio o sistema de centralização democrático e de exprimir e intolerância em sua execução.


Mencheviques - Eram do partido internacional socialista conhecido pela massa como um partido socialista independente da Alemanha, não tinham muitos critérios para deixar as pessoas se aliarem, seu líder era Julius Mártov.

Desse modo, o comunismo qualificou o movimento político russo, baseado na tese marxista-leninista, e já o socialismo se prontificou a apontar a filosofia de Estado dos socialdemocratas.
O Sistema Socialista tinha como características: 
O Sistema Socialista tinha como ideal, uma sociedade dirigida pelo estado, com remuneração paga ao trabalhador de acordo com o valor e a qualidade.
Além disso, havia outras características como
- estatização dos meios de produção.
- desenvolvimento social.
economia planificada estatal
Assim, com o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) muitos países tornam-se socialistas (Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, Coréia do Norte etc.) já a China retardou um pouco mais, instituiu o socialismo somente em 1949. 
E até mesmo os países que estavam na luta antiimperialista (Angola, Cuba, Vietnã, Camboja etc.) acabaram cedendo ao socialismo devido às manifestações populares em 1950.
Com o fim da URSS* foram originadas mudanças por todo mundo socialista, hoje são poucos os países que, mantêm esse tipo organização, como Coréia do norte.
*União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
No período da década de 1980 a URSS, Glasnost e Perestroika, sofreram mudanças internas, acelerando o processo de colapso, não somente no setor econômico, como também na sua estrutura institucional.
Devido ao desligamento que pôs fim a Guerra Fria, tornou-se possível a criação de 15 novos países e a independência de outros como (Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão) e a democratização para os países do leste europeu, que ao decorrer obtiveram práticas capitalistas.
ColégioWeb.com.br

Vídeo 2 (continuação)
Vídeo 3 (continuação)

Nenhum comentário: