quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aula - Índia

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Geografia
Prof. Lino Maragno

Índia


A Índia, com uma extensão territorial de 3 287 590 Km² e uma população estimada em 1 250 000 000 (380 Hab/Km²) é um país emergente, portanto apresenta um bom crescimento econômico na atualidade. De acordo com dados do Banco Mundial, a Índia é a quinta maior economia do mundo (levando em conta o PIB).
          Nas últimas décadas, o país tem apresentado uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 6%. A economia indiana é diversificada, pois apresenta fortes resultados nas áreas agrícola, industrial, tecnológica, financeira e de serviços.
          A Índia apresenta um forte destaque nas exportações de produtos manufaturados. A indústria de tecnologia também tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. Muitas empresas de tecnologia tem instalado filiais na Índia, em busca, principalmente, de mão de obra barata e especializada. Na área de serviços podemos destacar a forte expansão da produção de softwares.

Problemas sociais da Índia
         Um dos principais problemas da economia da Índia é a forte concentração de renda que gera grandes desigualdades sociais e econômicas. A grande maioria dos trabalhadores ganha salários baixos e trabalha exaustivas cargas horárias.
          Na Índia, o Produto Interno Bruto per capita no ano de 2010-11 foi de U$ 1425. Em 2005, de acordo com o Banco Mundial, 75,6% da população vivia com menos de U$ 2,0 por dia, dos quais 41,6% da população estava vivendo com menos de U$ 1.25 por dia. O governo da Índia estimou, em 2009, que 37% da população vivia abaixo da linha da pobreza.
O espaço per capita na índia é de aproximadamente 9,3 m², que é o mínimo requerido nas cadeias americanas.
          Há uma estimativa de gerar 80 milhões de novos empregos entre 2010 e 2020, em razão dos novos investimentos estrangeiros.

Educação
          Desde 2002, a legislação se adequou ao objetivo de prover educação gratuita a todas as crianças. Entretanto, a taxa de alfabetização de 74% é ainda menor que a média mundial e o país sofre com uma alta taxa de evasão escolar. Além disso, existem severas disparidades em níveis de alfabetização e oportunidades de educação entre homens e mulheres, entre áreas urbanas e rurais e entre diferentes grupos sociais.

Indústria e serviços
indústria representa 28% do PIB e emprega 14% da força de trabalho.
          A produção Têxtil é a segunda maior fonte de emprego após a agricultura e é responsável por 20% da produção industrial, dando emprego a mais de 20 milhões de pessoas. A região de Ludhiana produz
90% de lã na Índia e é conhecida como a região inglesa de Manchester na Índia.
          A Índia é a 13º produtora de serviços, com 23% da força de trabalho e continua em franca expansão.

Mineração
          Os diferentes minérios formam um segmento importante na economia da Índia, com o país produzindo 79 minérios ( excluindo os combustíveis e recursos atômicos) entre 2009-2010, incluindo minério de ferro, manganês, mica, bauxita, cromita, calcário, fluorita, gipsita, ocre, fosforita, e areia.

Agricultura
          A Índia é a segunda maior produtora de produtos agrícolas em todo o mundo, empregando 52.1% de toda a força de trabalho. A produção de soja por unidade de área de todas as culturas têm crescido desde 1950, com a Revolução Verde.
          De todas as terras produtivas, ou cerca de 39% da área total cultivada, é irrigada.  A Índia é o maior produtor mundial de leite e juta (fibra têxtil vegetal).  É o segundo maior produtor de arroztrigo, algodãocana de açúcar e de amendoim, bem como o segundo maior produtor de frutas e vegetais, sendo responsável por 10,9% e 8,6% das frutas e produtos hortícolas no mundo, respectivamente. A Índia é também o segundo maior produtor e o maior consumidor de seda do mundo, produzindo 77 milhões de toneladas em 2005.
          Porém, o lento crescimento da agricultura é uma preocupação para os políticos indianos, pois em torno de 50% da população depende da agricultura para sobreviver. As práticas agrícolas atuais não são nem economicamente nem ambientalmente sustentáveis e as colheitas indianas para muitos gêneros agrícolas são baixos. Na maior parte, os  sistemas de irrigação são deficientes e a quase universal falta de assistência técnica agrícola estão entre os fatores responsáveis. O acesso dos agricultores aos mercados é dificultado por estradas precárias e infraestrutura de mercado rudimentar.
          Além disso, a dimensão média das propriedades agrícolas é muito pequena, com setenta por cento das propriedades menores que um hectare.

Energia e produção energética
          Em 2010, a Índia importava 75% do petróleo que demandava. Ela é a quarta maior consumidora de petróleo no mundo. Possui, também, grandes reservas de carvão mineral. Além disso, é rica em recursos renováveis na produção energética como a  solar, a eólica e  biocombustíveis, como o etanol. Também com o seu potencial em tório, em que possui 25% das reservas internacionais, estão com um ambicioso projeto de energia nuclear a longo prazo, além de importantes reservas de urânio.
Infraestrutura
         No passado, o desenvolvimento da infraestrutura estava completamente nas mãos do setor público e era caracterizado por crescimento lento, qualidade ruim e ineficiente. O baixo investimento do país em energia, construção civil, transporte e telecomunicações impediu-o de manter maiores taxas de crescimento. Isso obrigou o governo a abrir parcialmente o setor de infraestrutura para o setor privado, permitindo investimentos estrangeiros. Hoje, a maior parte da infraestrutura do país foi reconstruída e é mantida por companhias privadas em troca de incentivos fiscais e de outros incentivos por parte do governo.
          Cerca de 600 000 000 de indianos não têm eletricidade. Enquanto oitenta por cento das vilas indianas têm, pelo menos, uma linha elétrica, apenas 44 por cento das famílias rurais têm acesso à eletricidade. As perdas de transmissão e distribuição chegam a vinte por cento, como resultado de um sistema de distribuição ineficiente administrado, em sua maior parte, por empresas estatais. Quase toda a energia elétrica na Índia é produzida pelo setor público. Quedas de energia são comuns e muitos compram seus próprios geradores de energia para garantir fornecimento de eletricidade. Melhorias importantes na infraestrutura de abastecimento de água, tanto em áreas urbanas e rurais, ocorreram na última década, com a proporção da população com acesso à água potável passando de 66 por cento em 1991 para 92 por cento em 2001 em áreas rurais e de 82 por cento para 98 por cento em áreas urbanas.
         No entanto, a qualidade e disponibilidade de abastecimento de água continua a ser um grande problema, mesmo em áreas urbanas da Índia, com a maioria das cidades recebendo água por apenas algumas horas durante o dia.
          A Índia tem a terceira maior rede de estradas do mundo, cobrindo cerca de 3 300 000 quilômetros e transportando 65 por cento dos fretes e oitenta por cento do tráfego de passageiros. O tráfego de contêineres cresce a quinze por cento ao ano. A Índia tem uma taxa de densidade telefônica nacional de 67,67 por cento, com 806 100 000 assinantes de telefone, dois terços delas em áreas urbanas, mas o uso da internet é raro - existiam somente 10 290 000 linhas de banda larga na Índia em Setembro de 2010.

Ficha Resumo
Principais setores econômicos: agricultura, indústria, tecnologia, finanças
Principais regiões industriais: regiões metropolitanas de Bombaim e Calcutá.
PIB: US$ 4,04 trilhões (estimativa 2010)
PIB per capita: US$ 3.533 (estimativa 2010)
Composição do PIB por setor da economia: serviços (55,3%), indústria (28,6%) e agricultura (16,1%) - dados de 2009
Força de trabalho (2009): 478 milhões de trabalhadores ativos
Taxa de desemprego: 10,8% (estimativa 2010)
Investimentos: 32% do PIB (2009)
Dívida Pública: 55,9% do PIB (estimativa 2010)
Principais produtos agro-pecuários produzidos: arroz, algodão, chá, trigo, sementes oleaginosas, juta, batata
Principais produtos industrializados produzidos: têxteis, produtos químicos, aço, alimentos processados, equipamentos de transporte.
Principais produtos exportados: derivados de petróleo, pedras preciosas, máquinas, ferro, aço, produtos químicos.
Principais parceiros econômicos (exportação): Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e China
Principais parceiros econômicos (importação): China, Arábia Saudita, Estados Unidos.
Prof. Lino Maragno

Nenhum comentário: