sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aula - Revolução técnico-científica

E. E. Antonio Pinto Pereira - 9º Ano E. F. - Geografia
Prof. Hans Muller Rios de Lima

Revolução técnico-científica

A chamada Revolução técnico-científica, também conhecida como 3ª Revolução Industrial, entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
Ela é marcada pela utilização, de petróleo, mas também outras fontes de energia e novos setores, como a informática, a robótica, a biotecnologia, as telecomunicações, a microeletrônica e outras. Assim, antenas via satélite, torres de telefonia móvel, cabos de fibra óptica, redes de computadores, satélites, satélites de tv e rádio e tudo mais que possibilita a velocidade da informações.
No mundo do trabalho o mais importante para o trabalhador aqui é a criatividade, a flexibilidade (conseguir se adaptar a situações novas), a capacidade de raciocínio e de saber se integrar no grupo, na equipe, na comunidade.
O transporte também é um fator importante nessa etapa. Um mercado dinâmico e que requer velocidade, uma vez também cada vez mais exigente.
A produção agropecuária ligada ao desenvolvimento de práticas vincluladas à percuária e à agricultura de precisão, que tem sua base na biotecnologia, gerando uma produtividade elevada e baixos custos ao produtos; as indústrias com máquinas e equipamentos de última geração.
Essa terceira revolução ou técnico-científica tem como base primordial a informação. A globalização ou mundialização, segundo alguns, consiste na crescente interligação ou interdependência entre todas  as economias ou povos do planeta. O mercado internacional se torna cada vez mais importante, superando os mercados nacionais.
MundoEducação/GeografiaNewtonAlmeida

Nenhum comentário: