quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aula - e-RH

E. E. Antonio Pinto Pereira - Informática Aplicada - Técnico em RH
Prof.ª Caroline Romani

e-RH



e-RH: Tecnologia que une pessoas, estratégia que gera lucros.
Breve Histórico do RH:
- Revolução Industrial - Século XVIII
- Administração Científica (Taylor e Fayol) - Início do Século XX
- Primeiros Departamentos de Pessoal - EUA - Início do Século XX
- Primeiros Departamentos de Pessoal - Brasil - 1930
- Evoluação do RH. A cada década, um novo RH.
- e-RH - Século XXI.

Definição:
O e-RH, ou RH Virtual, é o Modelo de Gestão de RH calcado no uso de ferramentas baseadas na Internet que busca a melhoria na prestão de serviços e a liberação do time para atividades menos operacionais e mais estratégicas. O ideal do e-RH é a empresa 100% online, o RH 100% interativo.
E, definitivamente, emails e textos estáticos na Intranet eão entram nesta categoria.

Como opera o e-RH
Como um modelo de gestão baseado em Tecnologia da Informação altamente avançada, o e-RH tem sido considerado uma fonte de vantagem competitiva.
O e-RH conecta pessoas às estratégias de negócio, conecta pessoas com pessoas, dissemina o conhecimento e facilita o uso de ferramentas operacionais necessárias para se alcançar o sucesso organizacional. É a tecnologia que faz o e-RH possível, enquanto a visão estratégica e competitiva dos negócios é que faz o e-RH necessário.

Benefícios Gerados pelo e-RH
Redução de custos e melhoria da eficiência através:
- Da redução de papel e do fluxo do trabalho;
- Da automatização de atividades rotineiras e repetitivas;
- Da liberdade que dá aos empregados para que utilizem os sistemas de forma "self-service";
- Do desenvolvimento de uma força de trabalho cada vez mais informada sobre assuntos relativos à RH e à empresa de modo geral;
- Da garantia de tomada de decisões melhor fundamentadas por parte dos empregados;
- Da uniformidade da informação repassada aos empregados em todos os níveis hierárquicos.

Principais componentes do e-RH
- Self-Service ou Terminais de Auto-Atendimento (verificações, atualizações e transações relacionadas a benefícios, treinamentos e informações cadastrais) - via Web ou através do IVR (Interactive Voice Response).
- Intranets ou Portais (B2E) (Comunicação Corporativa, Comunicação de RH, Recrutamento Interno, Pesquisa de Clima Organizacional, E-learning e uma variedade de outros serviços;informações);
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Processos Seletivos;
- Aplicativo ASP para Gestão de Sistema de Indicação de Empregados.

Principais Componentes do e-RH
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Programas de Educação, Treinamento e Desenvolvimento;
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Avaliação de Desempenho e Competências;
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Planejamento de Carreira e Sucessão;
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Remuneração.

Tendências do e-RH
Diversas pesquisas dão conta de que nos EUA e na Europa o e-RH chegou em meados dos anos 90 e já se encontra em processo de consolidação para um grande número de organizações. Sendo que 70% dos empregados dessas empresas pesquisados consideram o e-RH útil.
No Brasil ainda não se conhece o status do e-RH. Não há, por enquanto, estudos mais agrandentes a respeito. Contudo, sabe-se que algumas empresas já estão dandos os primeiros passos.

Uma das maiores barreiras ao sucesso do e-RH é aquela enfrentada por todos os projetos que geram grande impacto na organização: a mudança cultural. Cabe ao RH liderar e conduzir esse processo de adequação da nova cultura organizacional. Além disso, é importante ter em mente que o e-RH é um processo contínuo e que, por isso, precisa ser ampliado e melhorado constantemente. A única coisa que não recomendamos fazer é ignorar a oportunidade, nunca antes dada ao RH, de se tornar efetiva e verdadeiramente estratégico e competitivo.
Alexandre Körber - Especialista em Tecnologias Online para Gestão Estratégica em RH. (Fevereiro/2006).

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