sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aula - Fernando Pessoa

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Literatura
Prof.ª Fabiana Ayala

Fernando Pessoa


Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888 em Lisboa. Em 1896 parte para Durban, na África do Sul, onde aprende o inglês. Regressa apenas em 1905 a Lisboa.
Voltando para Lisboa com intenção de estudar Filosofia na Faculdade de Letras, onde estuda Shakespeare, Wordsworth e filósofos gregos e alemães.
Em 1907 abandona o curso superior e monta uma tipografia que mal chega  a funcionar. No ano seguinte, começa trabalhar como correspondente estrangeiro em casas comerciais, profissão que exerceu até a morte.
Em 1912 inicia sua colaboraçãoo na revista A Águia. Em 1915 nasce a revista Orpheu, marco do Modernismo em Portugal. Em 1919 escreve Poemas Inconjuntos, assinados por Alberto Caeiro. Cinco anos depois Pessoa escreve mais poemas de cunho místico-nacionalista.
Em 1935, no Hospital São Luís, em Lisboa, morre Fernando Pessoa.
"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
Leia mais sobre a biografia de Fernando Pessoa no link abaixo, e veja uma declamação através de um personagem em uma novela da TV Globo.

Nenhum comentário: