terça-feira, 30 de abril de 2013

Os africanos no Brasil

E. E. Antonio Pinto Pereira - 5º Ano E. F. - Geografia
Prof.ª Lucimar Ratier


Os africanos no Brasil



Os negros foram trazidos ao Brasil inicialmente como mercadorias pelos portugueses. Eram escravizados nas ilhas do Atlântico: Madeira, São Tomé, Cabo Verde e Açores. Essa chegada ocorreu no período em que o Brasil era ainda Colônia de Portugal.
Essa mão-de-obra escrava que chegava ao Brasil era colocada para trabalhar em canaviais e, como o açúcar estava em alta, a cana-de-açúcar.
Os negros vindos da África eram trazidos em navios conhecidos como navios negreiros, onde suas condições eram extremamente precárias, o que ocasionavam em inúmeras mortes nessa viagem. Ficavam amontoados e no mesmo lugar em que dormiam, era o próprio banheiro. Fezes e urina em local fechado e em contato com crianças, jovens e adultos, ocasionando uma série de contaminações.
Os principais movimentadores da economia do Brasil, os negros eram comercializados para desenvolver trabalhos na agricultura, pecuária e serviços domésticos. Muitos deles, devido a maus tratos fugiam dos engenhos. Os capitães do mato saíam em busca. Muitos que conseguiam fugir sem serem encontrados, conseguiam se fixar em sociedades clandestinas, que eram chamados de Quilombos. O mais conhecido Quilombo foi o de Palmares, que era liderado por Zumbi. Esse quilombo recebeu muitos escravos fugitivos da região de Pernambuco e da Bahia.
O quilombo de Palmares chegou ater cerca de 35 mil habitantes e era fortemente armado.
A esperança voltaria aos negros escravizados com a abolição da escravatura. Primeiro com a lei Eusébio de Queirós (1850) que proibiu o tráfico negreiro, depois com a lei dos Sexagenários, do Ventre Livre, e finalmente com a lei Áurea em 13 de maio de 1888.
Os negros no Brasil deixaram inúmeras heranças ao país, em danças típicas, culinária, religião. O samba, marca registrada internacionalmente do Brasil por exemplo, é uma manifestação afro-descendente, a capoeira, a feijoada na culinária.
Os primeiros movimentos contra a discriminação no Brasil ocorreram no Estado Novo, de Getúlio Vargas, entre o período de 1889 até 1937, onde houve a criação de movimentos negros de combate a discriminação.
Também foi desenvolvida a imprensa negra, que destinada a este público tratava de questões discriminação. A Frente Negra Brasileira (FNB) foi criada.
Depois desse período, apenas em 1970 o movimento voltaria as discussões sobre a discriminação. Até esse ano vários movimentos pelo país diminuiram quando o governo militar comandou a república.
Em 1978, no Teatro Municipal de São Paulo, o Movimento Negro Unificado (MNU) se estabeleceu no Brasil, com o intuito de combater todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação praticadas contra os negros.
Atualmente existem alguns resquícios de dificuldade em relação a sociedade. No entanto, os movimentos e manifestações da cultura negra têm crescido, juntamente com a população que se considera da cor. De acordo com os relatórios da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 91 milhões de negros/pardos no Brasil. Dessa maneira é possível entender que a porcentagem de negros no Brasil ultrapasse os 50%.
NegronoBrasil.info

Conheça o Parque Memorial Quilombo dos Palmares localizado em Alagoas clicando no link abaixo.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aula - Claude Monet

E. E. Antonio Pinto Pereira - 5º Ano E. F. - Arte
Prof.ª Gecieny Ferraz Graf

Claude Monet

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aula - Fernando Pessoa

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Literatura
Prof.ª Fabiana Ayala

Fernando Pessoa


Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888 em Lisboa. Em 1896 parte para Durban, na África do Sul, onde aprende o inglês. Regressa apenas em 1905 a Lisboa.
Voltando para Lisboa com intenção de estudar Filosofia na Faculdade de Letras, onde estuda Shakespeare, Wordsworth e filósofos gregos e alemães.
Em 1907 abandona o curso superior e monta uma tipografia que mal chega  a funcionar. No ano seguinte, começa trabalhar como correspondente estrangeiro em casas comerciais, profissão que exerceu até a morte.
Em 1912 inicia sua colaboraçãoo na revista A Águia. Em 1915 nasce a revista Orpheu, marco do Modernismo em Portugal. Em 1919 escreve Poemas Inconjuntos, assinados por Alberto Caeiro. Cinco anos depois Pessoa escreve mais poemas de cunho místico-nacionalista.
Em 1935, no Hospital São Luís, em Lisboa, morre Fernando Pessoa.
"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
Leia mais sobre a biografia de Fernando Pessoa no link abaixo, e veja uma declamação através de um personagem em uma novela da TV Globo.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aula - Estrutura do ouvido

E. E. Antonio Pinto Pereira - 2º Ano E. M. - Física
Prof. Thiago Borges

Estrutura do ouvido

O Espectro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras.


FQ8 - Sustentabilidade na TERRA - Edições ASA


Designam-se por sons audíveis aqueles que o Ser Humano é capaz de ouvir. Com base na análise da figura pode-se concluir que o ser humano apenas consegue captar vibrações com frequências compreendidas entre os 20 Hz e os 20.000 Hz.
- Os sons de 20 Hz são os mais graves que os nossos ouvidos captam;
- Os sons de 20.000 Hz são os mais agudos que os nossos ouvidos captam.

Infra-sons
Designam-se por Infra-sons todos os sons com frequência inferior a 20 Hz. Estes sons não são captados pelo ouvido humano, embora possam ser captados por outros animais. Estes Infra-sons são de grande utilidade na previsão de um sismo ou erupção vulcânica. Os movimentos da crosta terrestre produzem sons de frequência demasiado baixa para que o ser humano os consiga ouvir. Esses sons são registrados pelos sismógrafos e podem alertar para a ocorrência de um sismo ou erupção vulcânica.

Ultra-sons
Designam-se por Ultra-sons todos os sons com frequência superior a 20.000 Hz. Estes sons não são captados pelo ouvido humano, embora possam ser captados por outros animais. Os ultra-sons são de grande utilidade por exemplo na medicina, onde são utilizados para a realização de ecografias. Também são utilizados com sucesso na pesca para identificar cardumes de peixes.
AulasFísicaQuímica.com

Aula - Family

E. E. Antonio Pinto Pereira - 1º Ano E. M. - Língua Inglesa
Prof.ª Clemilda Câmara Canto

Family

I look link my father. (Sou parecida com meu pai)

My mother is pregnant. (Minha mãe está grávida)

How many children do you have?
I have one son and one daughter.
(Quantos filhos você tem?)
(Tenho um filho e uma filha)

My cousin is my bestfriend.
(Minha prima é minha melhor amiga)
My cousin is living in Rome.
(Meu primo está morando em Roma)

My nephew is an intelligent boy!
(Meu sobrinho é um menino inteligente)

My niece is so cute!
(Minha sobrinha é tão fofa!)

My brother-in-law is going to be daddy! And my sister-in-law will be the godmother of his child. (Meu cunhado vai ser papai! E minha cunhada será a madrinha do filho(a) dele.)

Outras palavras que representam a família:
godfather - padrinho
husband - marido
wife - esposa
parents-in-law - sogros
mother-in-law - sogra
father-in-law - sogro
stepfather - padrasto
stepmother - madrasta
godson -  afilhado
goddaughter - afilhada
stepsister - meia-irmã
step-brother - meio-irmão
foster parents - pais adotivos
foster sisters - irmãs adotivas
foster brother - irmão adotivo
foster father - pai adotivo
foster mother - mãe adotiva
grandfather - avô
grandmother - avó
great-grandfather - bisavô
great-grandmother - bisavó
great-great-grandfather - tataravô
great-great-grandmother - tataravó

Exercises

Aula - Índia

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Geografia
Prof. Lino Maragno

Índia


A Índia, com uma extensão territorial de 3 287 590 Km² e uma população estimada em 1 250 000 000 (380 Hab/Km²) é um país emergente, portanto apresenta um bom crescimento econômico na atualidade. De acordo com dados do Banco Mundial, a Índia é a quinta maior economia do mundo (levando em conta o PIB).
          Nas últimas décadas, o país tem apresentado uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 6%. A economia indiana é diversificada, pois apresenta fortes resultados nas áreas agrícola, industrial, tecnológica, financeira e de serviços.
          A Índia apresenta um forte destaque nas exportações de produtos manufaturados. A indústria de tecnologia também tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. Muitas empresas de tecnologia tem instalado filiais na Índia, em busca, principalmente, de mão de obra barata e especializada. Na área de serviços podemos destacar a forte expansão da produção de softwares.

Problemas sociais da Índia
         Um dos principais problemas da economia da Índia é a forte concentração de renda que gera grandes desigualdades sociais e econômicas. A grande maioria dos trabalhadores ganha salários baixos e trabalha exaustivas cargas horárias.
          Na Índia, o Produto Interno Bruto per capita no ano de 2010-11 foi de U$ 1425. Em 2005, de acordo com o Banco Mundial, 75,6% da população vivia com menos de U$ 2,0 por dia, dos quais 41,6% da população estava vivendo com menos de U$ 1.25 por dia. O governo da Índia estimou, em 2009, que 37% da população vivia abaixo da linha da pobreza.
O espaço per capita na índia é de aproximadamente 9,3 m², que é o mínimo requerido nas cadeias americanas.
          Há uma estimativa de gerar 80 milhões de novos empregos entre 2010 e 2020, em razão dos novos investimentos estrangeiros.

Educação
          Desde 2002, a legislação se adequou ao objetivo de prover educação gratuita a todas as crianças. Entretanto, a taxa de alfabetização de 74% é ainda menor que a média mundial e o país sofre com uma alta taxa de evasão escolar. Além disso, existem severas disparidades em níveis de alfabetização e oportunidades de educação entre homens e mulheres, entre áreas urbanas e rurais e entre diferentes grupos sociais.

Indústria e serviços
indústria representa 28% do PIB e emprega 14% da força de trabalho.
          A produção Têxtil é a segunda maior fonte de emprego após a agricultura e é responsável por 20% da produção industrial, dando emprego a mais de 20 milhões de pessoas. A região de Ludhiana produz
90% de lã na Índia e é conhecida como a região inglesa de Manchester na Índia.
          A Índia é a 13º produtora de serviços, com 23% da força de trabalho e continua em franca expansão.

Mineração
          Os diferentes minérios formam um segmento importante na economia da Índia, com o país produzindo 79 minérios ( excluindo os combustíveis e recursos atômicos) entre 2009-2010, incluindo minério de ferro, manganês, mica, bauxita, cromita, calcário, fluorita, gipsita, ocre, fosforita, e areia.

Agricultura
          A Índia é a segunda maior produtora de produtos agrícolas em todo o mundo, empregando 52.1% de toda a força de trabalho. A produção de soja por unidade de área de todas as culturas têm crescido desde 1950, com a Revolução Verde.
          De todas as terras produtivas, ou cerca de 39% da área total cultivada, é irrigada.  A Índia é o maior produtor mundial de leite e juta (fibra têxtil vegetal).  É o segundo maior produtor de arroztrigo, algodãocana de açúcar e de amendoim, bem como o segundo maior produtor de frutas e vegetais, sendo responsável por 10,9% e 8,6% das frutas e produtos hortícolas no mundo, respectivamente. A Índia é também o segundo maior produtor e o maior consumidor de seda do mundo, produzindo 77 milhões de toneladas em 2005.
          Porém, o lento crescimento da agricultura é uma preocupação para os políticos indianos, pois em torno de 50% da população depende da agricultura para sobreviver. As práticas agrícolas atuais não são nem economicamente nem ambientalmente sustentáveis e as colheitas indianas para muitos gêneros agrícolas são baixos. Na maior parte, os  sistemas de irrigação são deficientes e a quase universal falta de assistência técnica agrícola estão entre os fatores responsáveis. O acesso dos agricultores aos mercados é dificultado por estradas precárias e infraestrutura de mercado rudimentar.
          Além disso, a dimensão média das propriedades agrícolas é muito pequena, com setenta por cento das propriedades menores que um hectare.

Energia e produção energética
          Em 2010, a Índia importava 75% do petróleo que demandava. Ela é a quarta maior consumidora de petróleo no mundo. Possui, também, grandes reservas de carvão mineral. Além disso, é rica em recursos renováveis na produção energética como a  solar, a eólica e  biocombustíveis, como o etanol. Também com o seu potencial em tório, em que possui 25% das reservas internacionais, estão com um ambicioso projeto de energia nuclear a longo prazo, além de importantes reservas de urânio.
Infraestrutura
         No passado, o desenvolvimento da infraestrutura estava completamente nas mãos do setor público e era caracterizado por crescimento lento, qualidade ruim e ineficiente. O baixo investimento do país em energia, construção civil, transporte e telecomunicações impediu-o de manter maiores taxas de crescimento. Isso obrigou o governo a abrir parcialmente o setor de infraestrutura para o setor privado, permitindo investimentos estrangeiros. Hoje, a maior parte da infraestrutura do país foi reconstruída e é mantida por companhias privadas em troca de incentivos fiscais e de outros incentivos por parte do governo.
          Cerca de 600 000 000 de indianos não têm eletricidade. Enquanto oitenta por cento das vilas indianas têm, pelo menos, uma linha elétrica, apenas 44 por cento das famílias rurais têm acesso à eletricidade. As perdas de transmissão e distribuição chegam a vinte por cento, como resultado de um sistema de distribuição ineficiente administrado, em sua maior parte, por empresas estatais. Quase toda a energia elétrica na Índia é produzida pelo setor público. Quedas de energia são comuns e muitos compram seus próprios geradores de energia para garantir fornecimento de eletricidade. Melhorias importantes na infraestrutura de abastecimento de água, tanto em áreas urbanas e rurais, ocorreram na última década, com a proporção da população com acesso à água potável passando de 66 por cento em 1991 para 92 por cento em 2001 em áreas rurais e de 82 por cento para 98 por cento em áreas urbanas.
         No entanto, a qualidade e disponibilidade de abastecimento de água continua a ser um grande problema, mesmo em áreas urbanas da Índia, com a maioria das cidades recebendo água por apenas algumas horas durante o dia.
          A Índia tem a terceira maior rede de estradas do mundo, cobrindo cerca de 3 300 000 quilômetros e transportando 65 por cento dos fretes e oitenta por cento do tráfego de passageiros. O tráfego de contêineres cresce a quinze por cento ao ano. A Índia tem uma taxa de densidade telefônica nacional de 67,67 por cento, com 806 100 000 assinantes de telefone, dois terços delas em áreas urbanas, mas o uso da internet é raro - existiam somente 10 290 000 linhas de banda larga na Índia em Setembro de 2010.

Ficha Resumo
Principais setores econômicos: agricultura, indústria, tecnologia, finanças
Principais regiões industriais: regiões metropolitanas de Bombaim e Calcutá.
PIB: US$ 4,04 trilhões (estimativa 2010)
PIB per capita: US$ 3.533 (estimativa 2010)
Composição do PIB por setor da economia: serviços (55,3%), indústria (28,6%) e agricultura (16,1%) - dados de 2009
Força de trabalho (2009): 478 milhões de trabalhadores ativos
Taxa de desemprego: 10,8% (estimativa 2010)
Investimentos: 32% do PIB (2009)
Dívida Pública: 55,9% do PIB (estimativa 2010)
Principais produtos agro-pecuários produzidos: arroz, algodão, chá, trigo, sementes oleaginosas, juta, batata
Principais produtos industrializados produzidos: têxteis, produtos químicos, aço, alimentos processados, equipamentos de transporte.
Principais produtos exportados: derivados de petróleo, pedras preciosas, máquinas, ferro, aço, produtos químicos.
Principais parceiros econômicos (exportação): Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e China
Principais parceiros econômicos (importação): China, Arábia Saudita, Estados Unidos.
Prof. Lino Maragno

terça-feira, 23 de abril de 2013

Aula - American Food

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Língua Inglesa
Prof.ª Clemilda Câmara Canto

American Food


- Meatloaf;
- Fried chicken with mashed potatoes;
- Baby back ribs;
- Steak e barbecue (BBQ).

Para fazer meatloaf é necessário assar carne moída com diversos condimentos em uma forma tipo para pão ou qualquer outra forma pequena. Simples assim.
Fried Chicken with mashed potatoes é frango frito com purê de batatas. Americanos não são fãs de arroz e as batatas costumam substituí-lo em refeições.
Baby Back Ribs são costelas de porco assadas, só que eles regam a carne com molho adocicado, conhecido como molho barbecue.
Steak - para que não sabe, steak em inglês é bife. Só que o bife é muito diferente, ele é enorme, tanto na largura quanto na grossura.
BBQ ou Barbecue é o currasco deles, porém é super diferente do churrasco brasileiro, pois é acompanhado de molhos adocicados e/ou apimentados conhecidos como Barbecue sauce, há várias variações desses molhos. Para eles churrasco não é considerado o mesmo sem esses molhos.
Existem ainda outros pratos, especialmente em feriados:
- turkey e cranberry jelly;
- gravy (peru com geléia de cranberry com molho de carne);
- e de sobremesa a pumpkin pie (torta de abóbora).
Esses itens são tradicionalmente feito no dia de ação de graças (thanksgiving).

Existem ainda outros consumidos em outros feriados como:
- spaghetti;
- eggplant parmesan;
- stuffed mushrooms;
- beef stew.

Nos doces podem ser citados:
- brownies;
- muffins;
- chip cookies;
- apple pie.

No café da manhã costumam comer:
- hash browns;
- waffles;
- bagels;
- cereal.

Confira agora um texto que a temática dessa aula no link abaixo:

sábado, 20 de abril de 2013

Aula - Parágrafo, Período e Frase

E. E. Antonio Pinto Pereira - 7º Ano E. F. - Língua Portuguesa
Prof.ª Ana Maria Ramires

Parágrafo, Período e Frase


Aula - Gravidez na adolescência

E. E. Antonio Pinto Pereira - 6º, 7º e 8º Ano do E. F. - Ciências da Natureza
Prof. Walteir Roberto de Souza

Gravidez na Adolescência


A gravidez na adolescência tem sido apontada como um problema de saúde pública. Em uma pesquisa, a pílula e o preservativo masculino aparecem como os mais conhecidos. Os jovens muitas vezes negam o risco de engravidar devido a um pensamento "mágico" característico da adolescência e de sua imaturidade psicoemocional. Ao engravidar, as adolescentes acreditam obter a auto-realização e a independência.
Gravidez e adolescência, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de "ficar" em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.
Para muitos destes jovens, não há pespectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libído, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.
"Pode-se dizer que estamos enfrentando atualmente uma epidemia de gravidez na adolescência. Para ter-se uma ideia, em 1990, cerca de 10% das gestações ocorriam nessa faixa etária. Em 2000, portanto dez anos depois, esse índice aumentou para 18%, ou seja, praticamente dobrou o número de mulheres que engravidam entre 12 e os 19 anos. A gravidez na adolescência é considerada de alto risco. Daí a importância indiscutível do pré-natal para evitar complicações durante a gestação e o parto" (Dr. Drauzio Varella, 2013).
Como evitar?
O acesso a informação, a educação, assim como a conscientização e a orientação para o uso de contraceptivos, são as únicas formas de combater e prevenir a gravidez na adolescência. Tudo isso, porém, só será possível através de associação de ações educacionais e de saúde pública.
BrasilEscola/InfoEscola/Dr.DrauzioVarella/TVEscola

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aula - Reino Protista

E. E. Antonio Pinto Pereira - 2º Ano E. M. - Biologia
Prof.ª Ana Paula Ferreira Leal

Reino Protista

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aula - Música

E. E. Antonio Pinto Pereira - 8º Ano E. F. - Arte
Prof.ª Gecieny Ferraz Graf

Música



Quando ouvimos uma música executada por uma orquestra, o temo música clássica é empregada em dois sentidos diferentes. As pessoas às vezes, usam a expressão 'música clássica' considerando toda a música dividida em duas grandas partes: 'clássica' e 'popular'.
Para o estudioso ou musicólogo, entretanto, 'Música Clássica' tem sentido especial e preciso: é a música composta entre 1750 e 1810, que inclui a música de Haydn, Mozart, Beethoven e outros. As composições de outros autores, não podem ser consideradas clássicas. Ouvir Bach ou Vivaldi significa dizer que estamos ouvindo música barroca, se referirmos a Chopin, Verdi ou Wagner estaremos ouvindo música do período romântico. Se quisermos generalizar, pudemos dizer que gostamos de música Erudita.
Os historiadores teriam inserido facilmente Haydn e Mozart no Período Clássico. A vida de ambos encaixa-se nitidamente no período em questão; além disso, neles encontra-se uma exploração preliminar do estilo dos meados do século, que depois é convertido num estilo mais pessoal e totalmente desenvolvido, trazendo consigo os traços esperados de um compositor clássico. Beethoven é mais problemático porque a s música abrange os períodos clássico e romântico conforme já mencionado. As suas primeiras obras (até cerca de 1802) inserem-se no estilo do período em questão. As últimas obras, cheias de drama, tensão, exploração harmônica e estrutural são melhor discutidas dentro do contexto do século XIX.
Embora música contemporânea seja qualquer música contemporânea aquele que fala, tecnicamente é a música dos séculos XX e XXI, feita após os movimentos impressionistas e regionalista. Pode-se dizer ainda que músicas contemporâneas são aquelas cujo compositor se encontra ainda vivo na época do locutor.
Não há uma tendência uniforme na música contemporânea. Pode-se, contudo, mencionas duas escolas, a de Vanguarda e tendências neoclássicas e neo-românticas.
Nesse mesmo século XX, viveu-se um 'ecletismo musical', como o serialismo, a música eletrônica, a aleatória, o teatro musical e o concretismo, que também se desgastam, levando compositores europeus a incorporar elementos de culturas não ocidentais como a hindu, chinesa ou a africana. Poderia-se pensar até em uma globalização da música e da composição.
"Mas chega um momento em que a vanguarda não pode ir mais além, porque já produziu uma metalinguagem que fala de seus textos impossíveis. A resposta pós-moderna ao moderno consiste em reconhecer que o passado, já que não pode ser destruído porque sua destruição leva ao silêncio, deve ser revisitado: com ironia, de maneira não inocente. O pós-moderno para ser compreendido não requer a negação do passado mas sim a sua retomada irônica" (Umberto Eco).

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aula - e-RH

E. E. Antonio Pinto Pereira - Informática Aplicada - Técnico em RH
Prof.ª Caroline Romani

e-RH



e-RH: Tecnologia que une pessoas, estratégia que gera lucros.
Breve Histórico do RH:
- Revolução Industrial - Século XVIII
- Administração Científica (Taylor e Fayol) - Início do Século XX
- Primeiros Departamentos de Pessoal - EUA - Início do Século XX
- Primeiros Departamentos de Pessoal - Brasil - 1930
- Evoluação do RH. A cada década, um novo RH.
- e-RH - Século XXI.

Definição:
O e-RH, ou RH Virtual, é o Modelo de Gestão de RH calcado no uso de ferramentas baseadas na Internet que busca a melhoria na prestão de serviços e a liberação do time para atividades menos operacionais e mais estratégicas. O ideal do e-RH é a empresa 100% online, o RH 100% interativo.
E, definitivamente, emails e textos estáticos na Intranet eão entram nesta categoria.

Como opera o e-RH
Como um modelo de gestão baseado em Tecnologia da Informação altamente avançada, o e-RH tem sido considerado uma fonte de vantagem competitiva.
O e-RH conecta pessoas às estratégias de negócio, conecta pessoas com pessoas, dissemina o conhecimento e facilita o uso de ferramentas operacionais necessárias para se alcançar o sucesso organizacional. É a tecnologia que faz o e-RH possível, enquanto a visão estratégica e competitiva dos negócios é que faz o e-RH necessário.

Benefícios Gerados pelo e-RH
Redução de custos e melhoria da eficiência através:
- Da redução de papel e do fluxo do trabalho;
- Da automatização de atividades rotineiras e repetitivas;
- Da liberdade que dá aos empregados para que utilizem os sistemas de forma "self-service";
- Do desenvolvimento de uma força de trabalho cada vez mais informada sobre assuntos relativos à RH e à empresa de modo geral;
- Da garantia de tomada de decisões melhor fundamentadas por parte dos empregados;
- Da uniformidade da informação repassada aos empregados em todos os níveis hierárquicos.

Principais componentes do e-RH
- Self-Service ou Terminais de Auto-Atendimento (verificações, atualizações e transações relacionadas a benefícios, treinamentos e informações cadastrais) - via Web ou através do IVR (Interactive Voice Response).
- Intranets ou Portais (B2E) (Comunicação Corporativa, Comunicação de RH, Recrutamento Interno, Pesquisa de Clima Organizacional, E-learning e uma variedade de outros serviços;informações);
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Processos Seletivos;
- Aplicativo ASP para Gestão de Sistema de Indicação de Empregados.

Principais Componentes do e-RH
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Programas de Educação, Treinamento e Desenvolvimento;
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Avaliação de Desempenho e Competências;
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Planejamento de Carreira e Sucessão;
- Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Remuneração.

Tendências do e-RH
Diversas pesquisas dão conta de que nos EUA e na Europa o e-RH chegou em meados dos anos 90 e já se encontra em processo de consolidação para um grande número de organizações. Sendo que 70% dos empregados dessas empresas pesquisados consideram o e-RH útil.
No Brasil ainda não se conhece o status do e-RH. Não há, por enquanto, estudos mais agrandentes a respeito. Contudo, sabe-se que algumas empresas já estão dandos os primeiros passos.

Uma das maiores barreiras ao sucesso do e-RH é aquela enfrentada por todos os projetos que geram grande impacto na organização: a mudança cultural. Cabe ao RH liderar e conduzir esse processo de adequação da nova cultura organizacional. Além disso, é importante ter em mente que o e-RH é um processo contínuo e que, por isso, precisa ser ampliado e melhorado constantemente. A única coisa que não recomendamos fazer é ignorar a oportunidade, nunca antes dada ao RH, de se tornar efetiva e verdadeiramente estratégico e competitivo.
Alexandre Körber - Especialista em Tecnologias Online para Gestão Estratégica em RH. (Fevereiro/2006).

Aula - SIG - Sistema de Informação Gerencial

E. E. Antonio Pinto Pereira - Informática Aplicada - Técnico em RH
Prof.ª Caroline Romani

SIG - Sistema de Informação Gerencial

terça-feira, 16 de abril de 2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aula - Teatro: Monteiro Lobato

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. F. - Língua Portuguesa
Prof.ª Cristhyanne Teixeira Aspet

Teatro: Monteiro Lobato

Monteiro Lobato (1882-1948) foi o escritor brasileiro de "O Sítio do Picapau Amarelo", sendo uma das maiores obras da literatura infantil nacional. Tornou-se editor criando a "Editora Monteiro Lobato" e posteriormente a "Companhia Editora Nacional". Metade de suas obras é de literatura infantil.
Ele nasceu em Taubaté, São Paulo em 18 de abril de 1882, data em que em sua homenagem comemora-se o dia do livro infantil na Brasil.
Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato.
Fez faculdade de Direito no Largo de São Francisco na capital paulista em 1904. Casou-se com Maria Pureza da Natividade em 1908 e com ela teve 04 filhos, Marta (1909), Edgar (1910), Guilherme (1912) e Rute (1916).
Conheça toda sua biografia clicando no link abaixo.
Veja também os vídeos de peças de teatro do Grupo Viva.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aula - Revolução técnico-científica

E. E. Antonio Pinto Pereira - 9º Ano E. F. - Geografia
Prof. Hans Muller Rios de Lima

Revolução técnico-científica

A chamada Revolução técnico-científica, também conhecida como 3ª Revolução Industrial, entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
Ela é marcada pela utilização, de petróleo, mas também outras fontes de energia e novos setores, como a informática, a robótica, a biotecnologia, as telecomunicações, a microeletrônica e outras. Assim, antenas via satélite, torres de telefonia móvel, cabos de fibra óptica, redes de computadores, satélites, satélites de tv e rádio e tudo mais que possibilita a velocidade da informações.
No mundo do trabalho o mais importante para o trabalhador aqui é a criatividade, a flexibilidade (conseguir se adaptar a situações novas), a capacidade de raciocínio e de saber se integrar no grupo, na equipe, na comunidade.
O transporte também é um fator importante nessa etapa. Um mercado dinâmico e que requer velocidade, uma vez também cada vez mais exigente.
A produção agropecuária ligada ao desenvolvimento de práticas vincluladas à percuária e à agricultura de precisão, que tem sua base na biotecnologia, gerando uma produtividade elevada e baixos custos ao produtos; as indústrias com máquinas e equipamentos de última geração.
Essa terceira revolução ou técnico-científica tem como base primordial a informação. A globalização ou mundialização, segundo alguns, consiste na crescente interligação ou interdependência entre todas  as economias ou povos do planeta. O mercado internacional se torna cada vez mais importante, superando os mercados nacionais.
MundoEducação/GeografiaNewtonAlmeida

Aula - Guerra Fria

E. E. Antonio Pinto Pereira - 9º Ano E. F. - Geografia
Prof. Hans Müller Rios de Lima

Guerra Fria


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aula - Atividades Lei de Seno

E. E. Antonio Pinto Pereira - 2º Ano E. M. - Matemática
Prof.ª Mariele Vilas Boas

Atividades Lei do Seno

terça-feira, 9 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aula - Dia Nacional do Livro Infantil

E. E. Antonio Pinto Pereira - 4º e 5º Ano E. F. - Produção Interativa
Prof.ª Flora Jara dos Santos

Dia Nacional do Livro Infantil


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
"Um país se faz com homens e com livros". Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais infantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história "A menina do nariz arrebitado", que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, mostrou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Monteiro Lobato morreu em 04 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, em 2002 foi criada a Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
BrasilEscola.com

Aula - Leitura de histórias

E. E. Antonio Pinto Pereira - 5º Ano E. F. - Língua Portuguesa
Prof.ª Maria Pleutim e Prof.ª Lucimar Ratier

Leitura de histórias


A ilha do tesouro

Chapeuzinho Vermelho

A barba do diabo

A árvore que queria voar

A cozinha da bruxinha

Aula - Os agentes do relevo

E. E. Antonio Pinto Pereira - 1º Ano E. M. - Geografia
Prof.ª Marilete Osmari

Os agentes do relevo


Para melhor visualização desse SlideShare utilize as setinhas para cima e para baixo, e também a barra de rolagem ao lado do slide.

Aula - Trabalho em Equipe

E. E. Antonio Pinto Pereira - Teoria Organizacional - Técnico em RH
Prof.ª Marilze Alves

Trabalho em Equipe




Veja ainda o vídeo a seguir:

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aula - Função Trigonométrica no Ciclo Trigonométrico

E. E. Antonio Pinto Pereira - 2º Ano E. M. - Matemática
Prof.ª Lúcia Tsujiguchi

Função Trigonométrica no Ciclo Trigonométrico

O círculo unitário, círculo trigonométrico ou círculo goniométrico é um círculo cujo centro está localizado na origem do plano cartesiano e seu raio mede 1. É usado no estudo de funções trigonométricas como seno, cosseno e tangente. A partir do círculo unitário é possível deduzir várias identidades trigonométricas.
Observe a animação a seguir, a representação do seno, cosseno e tangente no círculo trigonométrico:
Observe também a flutuação do seno, cosseno e tangente, confira a tabela:
 
Quadrante/Função
SenoCossenoTangente
1°QCrescenteDecrescenteCrescente
2°QDecrescenteDecrescenteCrescente
3°QDecrescenteCrescenteCrescente
4°QCrescenteCrescenteCrescente
Pense Vestibular




Veja o vídeo a seguir:


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Aula - Introdução de Número Binomial

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Matemática
Prof.ª Lúcia Tsujiguchi

Introdução de Número Binomial

Vamos começar com uma definição usual.
Definição 1.1: Definimos os números binomiais pela fórmula 
\begin{displaymath}\binom{n}{m} = \frac{n!}{m! (n-m)!}. \end{displaymath}


Outras possíveis definições são a recursiva e a algébrica, que enunciaremos como proposições.
Entenda um pouco mais sobre os números bionomiais acessando os links abaixo e vendo o vídeo.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Aula - Usina de Ondas

E. E. Antonio Pinto Pereira - 2º Ano E. M. - Física
Prof. Thiago Borges

Usina de Ondas

Imagem: Funcionamento da Usina de Ondas - engenhariaemsolucoes

 De acordo com o site OGlobo, o país começou sua primeira grande experiência para aproveitar energia das ondas do mar. A primeira usina de ondas da América Latina funciona no porto do Pecém, a 60 km de Fortaleza e seria lançada oficialmente durante a Rio+20. Para os pesquisadores, o local é um laboratório em escala real onde serão ampliados os horizontes da produção energética limpa e renovável.
O potencial é grande, asseguram. O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam 87 gigawatts. Na prática, de acordo com especialistas da Coppe, que desenvolve a tecnologia, é possível converter cerca de 20% disto em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no país.
OGlobo.com
Aprofunde seu conhecimento, leia a matéria na íntegra no site do OGlobo clicando logo abaixo no Link 1.

Aula - Variação Linguística

E. E. Antonio Pinto Pereira - 1º Ano E. M. - Língua Portuguesa
Prof.ª Ana Maria Ramires

Variação Linguística

Aula - Nanotecnologia

E. E. Antonio Pinto Pereira - 3º Ano E. M. - Física
Prof. Thiago Borges

Nanotecnologia

Imagem: Governo Brasil
A nanotecnologia está sendo utilizada para criar novos materiais, produtos e processos por meio da manipulação de átomos e moléculas. O mercado total de produtos que incorporam nanotecnologias (incluindo semicondutores e eletrônicos) atingiu U$ 135 bilhões em 2007, devendo alcançar US$ 693 bilhões até o final de 2012 e cerca de US$ 2,95 trilhões em 2015.
Brasil.gov

Panorama da Nanotecnologia no Brasil e no Mundo

 Programa para Nanotecnologia